quarta-feira, 18 de março de 2009

Shiniki Suzuki

Falar do Shiniki Suzuki é falar de um homem sábio. Além de ter sido violinista, ele também foi o inventor de um método bastante conhecido em todo o mundo, o método Suzuki. Em seu método, ele fala que podemos tocar violino desde muito pequenos. Ele diz que, da mesma forma que o pai ou a mãe ensina seu filho a chamá-lo, o mesmo pode aprender a tocar. Fala ainda que a criança toca o que ouve, ditando assim o ritmo, e a criança absorve pela repetição das palavras. Os pais são naturalmente os professores ideais. Na verdade quando a criança se aproxima à música, devem encontrar no professor essa mesma paciência, e aquela mesma alegria que tinha encontrado nos pais quando aprendeu a falar. O professor tem que esperar até que a criança tenha aprendido bem, antes de passar para o próximo exercício, sem exigir a todo custo que ela seja particularmente dotada: isso também não lhe foi exigido quando aprendeu a falar.
Esse é o único método que conheço que na primeira aula o aluno já sai tocando. Eu em particular gosto muito desse método, e uso ele no dia a dia com meus alunos. Meus alunos têem todo o material do método Suzuki, tais como a partitura e o cd. Assim eles ouvem tudo o que lhes foi passado e ainda com o tempo lêem a partitura. Obrigado Shiniki Suzuki por nos dar uma oportunidade de tocar mais facilmente e ver que a música não é tão difícil como muitos pensam. Por isso aconselho esse método.

Curiosidade: O Shiniki Suzuki viveu 100 anos (1898 a 1998), então com certeza ele viu muita gente tocando o seu método.

Shiniki Suzuki tocando em seu violino


Meus alunos numa apresentação do Suzuki

4 comentários:

  1. Continuo diariamente visitando o seu blog, onde me tenho deliciado com com todas as magníficas postagens. A de hoje , o método Suzuki, é na verdade um homenagem ao grande homem que deve ter levado a que muitos hoje toquem esse belo instrumento.
    Parabéns e desejos de continuação dessa inspiração e alento.
    Artur Gameiro

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dr.Gameiro pela sua postagem. Pelo que vejo está a gostar do meu blog. Deve estar muito bom mesmo pra um Dr. tão conceituado como o senhor gostar!!!rsrsrs. Fico feliz.

    ResponderExcluir
  3. oi toco violino a algum tempo mas nunca estudei suzuki.Quero saber se tem cd para acompanhamento,,tenho todos os metodos 2 endiante se vc puder me falar a onde eu arrumo os cd ou compro eu agradesso muito meu msn é rilsonn22@hotmail.com sou fan de vivaldi "la maior" minha preferida seu blog é um dos melhores

    ResponderExcluir